Especialistas alertam para sismo iminente de 8,5

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
 Fonte: cmjornal.xl.pt

Tremor de Terra pode ocorrer em Sumatra com um efeito semelhante à catástrofe de 2004
Especialistas alertam para sismo iminente de 8,5
Devido o caos provocado pelo sismo do Haiti, a comunidade científica está a alertar o Mundo para um superterremoto, de 8,5 na Escala de Richter, com o potencial de formar um tsunami semelhante ao que em 2004 provocou a morte de 226 mil pessoas se estar “a formar” junto à ilha indonésia de Sumatra.

“Há uma forte probabilidade de ocorrer um grande terremoto com magnitude superior a 8,5 nas ilha Mentawai, junto a Sumatra. E é também muito provável que esse sismo origine um tsunami”, assegura o sismólogo indonésio Fauzi, director da Agência Meteorológica e Geofísica do país asiático (BMG).

Entretanto John McCloskey, professor do Instituto de Investigação de Ciências Ambientais da Universidade de Ulster, que em Março de 2005 conseguiu prever com duas semanas de antecedência, um terremoto na ilha de Nias (oeste de Sumatra), lançou o mesmo aviso que Fauzi na revista ‘Nature Geoscience’.

McCloskey é mais específico e aponta Padang, capital da província de Sumatra Ocidental com um milhão de habitantes, como uma das zonas que será mais devastada pelo novo tremor de terra.

“O potencial de mortes poderá mesmo ser semelhante ao provocado pelo tsunami do Oceano Índico em 2004”, destacou o cientista, acrescentando que a ameaça de um fenómeno deste género “apela a uma urgente necessidade de actuar de forma a reduzir os efeitos do impacto”.

De acordo com Fauzi, McCloskey e outros especialistas desta área, o epicentro do cataclismo situar-se-á na pequena ilha de Siberut, nas ilhas Mentaway, por baixo da qual ocorre uma colisão entre as placas tectónicas de indoaustraliana e euroasiática, uma das fracturas mais activas na crosta terrestre.

As investigações do professor do Instituto de Investigação de Ciências Ambientais levaram-no a perceber que a região do sudeste asiático sofre um grande terremoto a cada dois séculos, estando a falha a acumular tensão desde 1797, data do último grande sismo, pelo que o próximo estará para breve.

Ainda assim, nenhum especialista se arrisca a avançar uma data em concreto.

“O mais provável é que ocorra nas próximas décadas, podendo ocorrer nos próximos 30 segundos ou daqui a 30 anos”, assegura Kerry Sieh, director do Observatório Terra de Singapura.

Apesar de tudo existe algo que todos os especialistas concordam: que os governos centrais e regionais se devem preparar para minimizar o número de vítimas do desastre.

“O que é verdadeiramente importante não é saber quando vai ser este megaterramoto, mas sim a preparação para ele. A maior parte das mortes ocorre pelo desmoronamento de edifícios, deslizamento de terras e tsunamis. É nesses aspectos que se deve incidir”, assegura Fauzi.

1 comentários:

bluesharklima disse...

Mais um desastre provado pela natureza ou não. Parece que ultimamente as catástrofes naturais tenho sido em maior escala, será haarp, será por causa dos pólos da terra estarem-se a deslocar, pode ser mesmo mais uma vez a natureza a pregar mais um partida. Para mim é mutio estranha está noticia.

Enviar um comentário