'Máquina do Big Bang' será religada para encontrar origem do universo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Fonte: g1.globo.com

LHC está instalado na fronteira franco-suíça e será reativado neste mês.
Ele é o maior e mais caro equipamento científico do mundo.


Cientistas que operam o acelerador de partículas da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês) podem resolver o mistério sobre o que dá massa à matéria, durante uma atividade de quase dois anos ininterruptos que irá até o fim de 2011, disse um porta-voz nesta quarta-feira (3).

James Gillies informou à Reuters que a partícula chamada bóson de Higgs pode aparecer durante a experiência na chamada "máquina do Big Bang", maior e mais caro equipamento científico do mundo, que será religado neste mês.

Foto: Cern/Divulgação
Grande Colisor de Hádrons (LHC) ficará ligado até o fim de 2011. (Foto: Cern/Divulgação)

"Se ele estiver lá, teremos uma chance razoável de vê-lo", disse Gillies, referindo-se à partícula subatômica que o físico escocês Peter Higgs previu há três décadas que poderia explicar como a matéria se juntou para criar o universo e tudo que o compõe.

Gillies disse que a operação do Grande Colisor de Hádrons (LHC), que pertence à Cern e está instalada sob a fronteira franco-suíça, perto de Genebra, irá produzir uma enorme quantidade de informações.

Se o bóson de Higgs não aparecer, não quer dizer que ele não exista. Após a primeira fase de operação estendida e um ano de paralisação para preparativos, o LHC voltará a ser ligado novamente com sua energia máxima. "Pode ser que precisemos dessa intensidade para capturá-lo", acrescentou Gillies.

------------------------------------------------------------

Equipamento mais caro e mais perigoso que se saiba existente a face da terra.

4 comentários:

Ravena disse...

Vamos esperar as consequências de tamanha irresponsabilidade.
Se não existisse no mundo tantos problemas esperando por uma solução, seria um projeto plausível, mas qual o objetivo dessa pesquisa?

Curiosidade?

É demais pra minha humilde cabeçinha.

Abraço

bluesharklima disse...

Recriar a matéria que deu origem ao universo. Mas tem os seus perigos.

Anónimo disse...

Bando de mentirosos pervertidos!Tá na cara que eles só querem reforçar a teoria deles,de que Deus não existe.Aonde fica Deus nisso tudo?Ou eles acham que tudo que existe foi uma obra do acaso?Gente ,por trás de uma reação existe sempre uma ação de alguéml!Esses idiotas vão pagar por todos esses crimes que cometeram contra a humanidade.Privando as pessoas de conherem Deus!As crianças já começam desde cedo a aprederem essa babozera nas escolas.Tudo para fazê-las desacreditarem da existencia de um Deus vivo que criou tudo que existe.Por quê não se ensina sobre Jesus nas escolas.Por quê será héin?!É tudo para cegar o entendimento das pessoas.Cada vez mais eu fico inojada com esse sistema diabólico que rege esse mundo!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Enviar um comentário