Erro da agência norte-americana durante operação no Peru provocou duas mortes Avião da CIA abate família por engano

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
 Fonte: www.cmjornal.xl.pt/

Hidroavião foi confundido com aeronave de narcotraficantes


Um vídeo divulgado esta quinta-feira revela um ataque aéreo ocorrido durante uma missão da CIA, juntamente com as Forças Armadas do Peru, onde foi abatido um hidroavião que transportava uma família de missionários norte-americanos.

O ataque, ocorrido a 20 de Maio de 2001, ter-se-á originado quando a agência de inteligência dos Estados Unidos confundiu o avião com o de narcotraficantes, quando este sobrevoava a selva peruana, perto de Iquitos.

Os disparos resultaram na morte de Veronica Bowers e da sua filha adoptada de seis meses, Charity, que viajavam com o pai, Jim, outro filho do casal com seis anos, Cory, e ainda um piloto.

A CIA foi acusada de ocultar o incidente durante os últimos nove anos, ainda que a organização alegue ter assegurado que encarou “o trágico episódio com profissionalidade”.

As imagens captadas por uma das aeronaves implicadas na operação, revelam a má comunicação estabelecida entre o avião de combate peruano e dos agentes norte-americanos, existindo em certa altura várias dúvidas sobre a identidade do hidroavião.

“Penso que estamos a cometer um erro”, disse um dos agentes da CIA. “Estou de acordo contigo”, respondeu um colega.

A gravação mostra ainda o piloto que acompanhava os missionários, Kevin Donaldson, a pedir ajuda, gritando: “Estou a tentar matar-me, estão a tentar matar-me!”

Os militares do Peru emitiram um aviso contra a aeronave antes de a abater, mas estavam em frequências diferentes, pelo que alerta nunca foi ouvido, não podendo, portanto, identifica-se.

Pete Hoekstra, da Comissão de Informação e Segurança do Congresso dos Estados Unidos, mostrou-se decepcionado após ser confrontado com as recentes conclusões sobre o ataque aéreo.

“Eram cidadãos norte-americanos e foram brutalmente assassinados. Acredito que o Governo dos Estados Unidos tenha sido cúmplice de tudo o que aconteceu”, afirmou Hoekstra



-------------------------------------------------------------

Acidente ??? Acreditam?

0 comentários:

Enviar um comentário