Reino Unido: Espionagem alerta para atentados com explosivos ‘invisíveis’

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bombas corporais são nova ameaça

Vigilância apertada pode não chegar para travar ataquesAinda os polémicos scanners corporais não foram aprovados na maioria dos países ocidentais e já se fala de uma nova arma que pode passar por eles sem ser detectada. O MI5, serviço de segurança interna do Reino Unido, alertou esta semana para o risco de atentados suicidas levados a cabo por bombistas com explosivos inseridos no corpo por meio de cirurgias.

Uma técnica idêntica foi usada no atentado falhado de Agosto de 2009 contra o príncipe saudita Mohammed bin Nayef. Nesse caso, a bomba foi inserida no corpo do terrorista por meio de uma cápsula de explosivo plástico introduzida pelo ânus e detonada por telemóvel.
Mas agora os peritos afirmam que a al-Qaeda planeia esconder os explosivos, mediante inserção cirúrgica, junto ao apêndice, perto das nádegas ou, no caso das mulheres, no interior dos seios, como implantes de silicone. A bomba será detonada, não por telemóvel, mas com uma seringa que injecta no explosivo um fluído detonador.
Foi com uma bomba semelhante que o nigeriano Umar Abdulmutalab tentou destruir um avião sobre Detroit no Natal passado. A tragédia não se deu, recorde-se, porque os explosivos estavam ocultos nas cuecas e o detonador queimou a roupa sem provocar a explosão.
O governo não comentou este novo alerta, mas um perito consultado pelo jornal ‘Daily Mail’ afirma que, embora exista tecnologia para detectar as bombas escondidas no corpo, "nenhuma máquina é uma resposta mágica para identificar todas as ameaças".
PORMENORES
EXPLOSIVO LÍQUIDO
O explosivo que a al-Qaeda quer usar nas bombas inseridas no corpo é o tetranitrato de pentaeritritol (PETN), que explode quando em reacção com o triperóxido de triacetona injectado através da pele.
FALSOS DIABÉTICOS
Para justificar a presença de seringas na bagagem, os futuros terroristas suicidas da al-Qaeda poderão fazer-se passar por diabéticos. Dessa forma tornarão natural o acto de se injectarem em público com um suposto medicamento que na realidade é um detonador líquido.
ATENTADO FALHADO
Antes do atentado falhado do nigeriano Abdulmutalab, no Natal, contra um avião entre Amsterdão e Detroit, um somali foi detido, em Novembro, quando tentava entrar num avião de Mogadíscio para o Dubai com explosivos e uma seringa com fluído detonador. 
CRIANÇAS RADICALIZADAS
As autoridades britânicas têm na sua posse filmes e documentos reveladores de que crianças islâmicas residentes no país estão a ser radicalizadas para o terrorismo pelos próprios pais. Uma rusga no Norte de Inglaterra apreendeu filmes, que mostram crianças de três a seis anos a brincar com armas reais enquanto um adulto as incita com frases como: "Quero matar o infiel." Documentos apreendidos noutras operações incluem cursos para os pais educarem os filhos na ‘Jihad’ (guerra santa) e até cartas para ensinar o alfabeto nas quais as letras são associadas a palavras de apelo à violência.
Num dos documentos surge esta frase: "É fundamental instilar estes valores neles enquanto são bebés. Não se deve esperar até terem sete anos. Nenhuma criança é demasiado nova para começar o treino na Jihad." 

----------------------------------------------------------
Tudo isto para cada vez mais ficarmos sem privacidade e o mundo não se apercebe, já chega, primeiro foi scanner  corporais onde conseguem visualizar as pessoas nuas, agora dizem que os "terroristas " estão a implantar através de cirurgia bombas no corpo, eu pergunto  que eles nos vamos obrigar agora, estou curiosos.

0 comentários:

Enviar um comentário